If you're looking for trouble,
You came to the right place...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Biografia de Elvis Presley -1960-1962

 Biografia de Elvis Presley -1960-1962

1960 Segundo Priscilla, em Janeiro, Elvis já começou a fazer as malas para voltar para os Estados Unidos.
Ele ficou doente (inflamação na garganta) e foi hospitalizado.

No livro de Peter Guralnick "Last train to Memphis" a viagem a Paris foi no final de 1959. Cliff nunca teria ido mas sim Rex. Joe não é mencionado em tal viagem.

Segundo Joe Esposito,entretanto, em seu livro " Good Rockin"tonight", a viagem foi logo após o aniversário de Elvis em 1960 e o acompanharam; Lamar, Clif Gleaves, Jurgen (instrutor de karate) e o próprio Joe. Foi nesta viagem que Joe tomou conta das acomodações e do dinheiro de Elvis pela primeira vez. Eles foram de trem e se hospedaram no Hotel Prince de Galles.

 
Prince de Galles

Existem fotos sobre uma entrevista coletiva que Elvis teria dado em Paris. Mais informações serão dadas assim que obtidas.



Currie Grant estava em Paris e todos foram assistir os famosos shows do Lido.

No dia 1 de Março Elvis deu uma entrevista coletiva em Frankfurt onde ele encontrou Marion Kaisker, agora capitã da Força Aérea. No dia 2 ele parte do aeroporto de Frankfurt dizendo adeus a Priscilla, que o acompanhara até lá.



Pouco mais de 6 horas da manhã no dia 3 de Março, o avião chega a base Aérea McGuire em New Jersey, em meio a uma tempestade de neve.

Nancy Sinatra presentou Elvis dando boas vindas a ele.


De lá ele embarcou no nostálgico Tennesseean, trem para Memphis. Havia fãs por todos os lados e principalmente em Graceland. Em Graceland, no escritório, Elvis deu uma entrevista coletiva.
No dia 20 de Março ele volta aos estúdios de Nashville para gravar.
No dia seguinte ele embarca para Miami Beach, Flórida para gravar o show com Frank Sinatra recebendo 125 mil dólares.
Ele retornou a Nashville logo em seguida pois a RCA queria lançar um LP o mais rápido possivel. Em Abril o LP Elvis is Back se encontra finalizado.
Em seguida Elvis viaja para Hollywood para iniciar as filmagens de seu próximo filme: GI Blues. Durante as filmagens ele teve um caso com Judy Rawlins e Julliet Prowse.


Elvis ocupou o camarim de Lana Turner e festejou o aniversário de Dean Martin, promovendo uma homenagem a ele.
Logo após as filmagens Elvis e os rapazes voltam pra Memphis.
Por causa do medo de aviões, Elvis viajava em um luxuoso ônibus. A viagem durava de 5 a 6 dias. Ele e seus amigos revesavam na direção, paravam no caminho e se divertiam.
Nas férias Elvis continuaria alugando seus lugares preferidos: o Memphian Theather, hoje conhecido como Playhouse on the Square, localizado na 51 S. Cooper, perto do Overton Park. Hoje, todos os anos durante a Elvis Week, Playhouse oferece "tours" incluindo o lugar favorito onde Elvis sempre sentava.
Becky Yancey, fã de Elvis desde os anos 50, foi convidada para assistir filmes com Elvis e seu grupo em uma noite do ano de 60. Quase 200 pessoas eram convidadas naquela época. Todas elas desconhecidas, fãs que ficavam nos portões de Graceland. Os filmes assistidos eram geralmente lançamentos, que ainda estavam há 5 semanas de sua estréia nos cinemas.
O parque de diversões (LibertyLand) e o rinque de patinação Rainbow (onde seu primo Billy era o melhor competidor) também eram frequentemente alugados. Elvis também alugava outros cinemas como: Avon Theather (west Memphis) ou o Crosstown Theathers.
No dia 3 de Julho Vernon e Dee Stanley se casam em uma cerimônia simples em Huntsville, Alabama. Elvis não compareceu à cerimônia. A lua de mel foi na Flórida e em seguida o casal e os três filhos de Dee vão residir inicialmente em Graceland. Rick Stanley tem uma website onde ele fala sobre Elvis.
A RCA lança o single "It"s Now or Never"/"A Mess of blues".
Elvis foi considerado o homem mais famoso do sul pela Kappa Epsilon (faternity) da Universidade do Arkansas. Elvis aceitou e convidou os universitários para visitarem Graceland onde os alunos fizeram a cerimônia e Elvis se tornou o " little brother" da Kappa. O nome do presidente era Rick Husky.A placa que ele deu a Elvis teria um lugar especial em Graceland, segundo o próprio Elvis. Este fato foi descoberto recentemente pela Kappa e esta documentado no livro de Joe Esposito.
Elvis volta para Hollywood em Agosto para iniciar as filmagens de "Flaming Star", que foi originalmente escrito para Marlon Brando. Brando não aceitou, obviamente. No inicio Elvis estava com medo de montar cavalos mas no fim do filme ele estava apaixonado por eles. Alguns anos mais tarde Elvis teria vários cavalos em Graceland. O filme foi completado em 42 dias.
Férias em Memphis mais uma vez
Em Outubro GI Blues é lançado e foi êxito de bilheteria.
Elvis volta para Hollywood para filmar "Wild in the country". Esta foi a última vez que ele se hospedaria no Beverly Wilshire. A gerência do hotel reclamava do barulho que Elvis e seus amigos faziam no andar. Como no hotel na Alemanha, a solução seria encontrar uma casa.
Elvis teve um romance com Tuesday Weld.

Em um fim de semana, Elvis e os rapazes (Alan, Gene, Soony e Joe) estavam em locação em NAPA Valley e resolveram viajar até San Francisco, hospedando-se no Mark Hopkins Hotel.
 
Mark Hopkins Hotel
Elvis levou Nancy Sharp como sua acompanhante, ela era responsável pelo wardrobe no filme.
Em Novembro Elvis mudou-se para a casa da 565 Perugia Way em Bel Air. Podia-se ver o Bel Air Country club de lá. Elvis comprou motos para todos rapazes e logo as pessoas começaram reclamar do barulho que eles (elvis-s angels) estavam fazendo na quieta Bel Air.
Elvis conheceu Pat Parry, que se tornaria a única mulher parte da Máfia de Memphis (que na época era composta de Cliff Gleaves, Lamar Fike, Sonny, Red, Gene Smith, Charlie Hodge e Joe). Pat estava estudando para ser cabeleireira. Ela se recusou a receber salário. A primeira vez que ela cortou o cabelo de Elvis ele deu a ela 750 dólares. Elvis dava presentes caríssimos para ela. Ela trabalhava o dia todo em um salão de beleza em Beverly Hills e ia para a casa de Elvis no fim do dia. Ela acompanhava os rapazes nas viagens também.
Jerry Schilling se juntou a Máfia nessa época. Schilling conheceu Elvis logo apos a gravação do primeiro single de Elvis. Eles ficaram amigos desde então. Durante os primeiros dois anos Jerry não falava muito mas aos poucos ele foi se sentindo a vontade. Ele ajudava organizar os jogos de futebol no parque que eles encontraram entre a sunset Boulevard e a Beverly Glen.
1961
No dia 25 de Fevereiro Elvis faz dois shows beneficentes em Memphis (Ellis Auditorium). O governador do Tennessee, Buford Ellington proclamou "Elvis Presley Day" no estado e fez Elvis Coronel honorário, dando a ele o título "Colonel, Aide de Camp on the Governor"s Staff." O prefeito de Memphis Henry Loeb, por sua vez, proclamou "Elvis Presley Day" na cidade.
Antes dos shows um jantar foi dado em homenagem a Elvis no Claridge Hotel no centro da cidade (109 North Main Street).


O evento que custou $100 dólares por pessoa, arrecadou $17.200,00 graças, em parte, a doação dos alimentos e serviços do próprio Claridge. Durante a cerimônia a RCA presenteou Elvis com um relógio de diamante e uma placa comemorativa pelos 75 milhões de discos vendidos em sua carreira até então. Depois do jantar, houve uma entrevista coletiva
Elvis cantou as 3:00 da tarde e as 8:30 da noite no Ellis Auditorium"s North Hall. Ingressos custaram 3 dólares cada. Os shows e o jantar arrecadaram 51.612,00 dólares para vinte e seis instituições de caridade em Memphis e para o Mississippi Youth Center, em Tupelo.
Elvis voa até o Havaí no final de Março. O aeroporto em Honolulu estava repleto de fãs.

Segundo Joe, Elvis adorava o Havai e seu humor mudava completamente quando eles iam para lá. O Havai passou a ser local preferido para férias de Elvis e sua turma. Eles ficavam sempre no Rainbow Towers no Hilton Hawaiian Village Hotel na praia de Waikiki em Honolulu 2005 Kalia Road Honolulu, HI 96815 Phone: 1-808-949-4321. Costumava também alugar uma casa em alguma praia particular.

Hilton Hawaiian Village
Assim que chegaram ao Havai para as filmagens de Blue Hawaii, Elvis e seus amigos se hospedaram no Hilton. Por quatro semanas as filmagens ocorreram em uma praia particular de propriedade do Coco Palms,

Antes do inicio das filmagens, no dia 25 de Março, Elvis fez um show beneficente para ajudar na construção do USS Arizona em Pearl Harbor, homenagem as vitimas do dia 7 de Dezembro de 1941(1300 pessoas). O show foi na Bloch Arena em Honolulu e arrecadou 67.000 dólares. Na website existe menção à ajuda de Elvis na construção do memorial (encontra-se no link Past - Elvis concert).

Elvis teve um romance com Joan Blackman pela segunda vez, durante as filmagens de Blue Hawaii.
Ele volta à Califórnia e depois vai para Memphis descansar. Dizem que ele adquiriu três barcos, batizando um deles de Karate. Ele usava os barcos para velejar no lago NcKellar (próximo a Graceland) mas seus passeios foram interrompidos por mais outra crise de amigdalite que frequentemente o atacava.
Em Junho foi para Nashville para mais gravações. No dia 1 de Julho ele compareceu ao casamento de Red West e Pat Boyd (uma de suas secretárias em Graceland). Ele foi acompanhado de Anita Wood.
Voltou à Nashville ainda em Julho para gravação de mais uma trilha sonora de seu próximo filme. Em seguida ele vai para a Flórida para as filmagens de Follow that Dream (locação entre o lago Crystal e Bird Creek) onde Elvis teve seus cabelos queimados pelo sol forte da Flórida. Elvis passou suas horas fora do set com a atriz Annie Helm.
Em Setembro Elvis e o rapazes estiveram em Las Vegas, depois foram para Memphis, e Elvis gravou no dia 15 de Outubro em Nashville, apenas 5 músicas - entre elas "Good Luck Charm", "Anything That"s Part of You" e "Night Rider". Entre Outubro e Novembro gravou a trilha sonora do seu próximo filme na Radio Records. O filme seria "Kid Galahad".
Elvis gostou de ter sido treinado por Mushy Callahan, ex campeão de box a quem Elvis respeitava muito. Mushy tratou Elvis com muito respeito também.
Depois de três semanas de locação em Idyllwild, California, Elvis e os rapazes mudaram para a casa da Bellagio Road em Los Angeles. Era estilo Mediterraneo, maior do que a casa anterior. Nesta época o grupo de amigos de Elvis consistia em Joe Esposito, Lamar Fike, Sonny e Red West, Gene Smith, "Chief" Ray Sitton, um novo rapaz chamado Marty Lacker e finalmente ... Scatter.
Elvis comprou este chimpanze do ator de Tv de Memphis Caption Bill Kellebrew (não foi o primeiro macaco que Elvis possuiu, ele teve um outro chamado Jayhew em 1956). Scatter aprendeu a dirigir, fumar, beber e fazer gestos obcenos além de olhar debaixo de todas saias que ele visse pela frente.
Blue Hawaii estreiou em Novembro, sendo o filme de maior sucesso comercial na história de Elvis, classificando-o como o ator de salário mais alto em Hollywood, na época.
A filmagem de "Kid Galahad" terminou no dia 21 de Dezembro. Estreiou nos cinemas no dia 29 de Agosto de 1962 e arrecadou $1.75 milhão de dólares e se tornou o filme número 37 de 1962.
Elvis decidiu que não iria voltar para Memphis para o Natal deste ano. Seu pai e Dee Stanley estavam ainda vivendo em Graceland. A maioria dos rapazes voltaram para casa enquanto Elvis, o Coronel e Joe passaram o Natal em Las Vegas e Bel Air. Esta foi a última vez que Elvis não estaria em casa para o Natal.

1962
Eles ficaram em Bel Air até depois do aniversário de Elvis (27 anos) e então retornaram a Memphis, no final de Janeiro.
Em Março "Follow that Dream" estréia.
Joe Esposito casa-se com Joan (dancarina de Las vegas).
Becky Yancey se torna secretária de Elvis após pedir à ele uma posição como empregada na casa. Na época Pat Boyd West (esposa de Red West desde 1961) era secretária. Ela sairia em 1963 para ter seu filho. Pat seria substituida por Patsy Presley (filha de Vester). Patsy era casada com Gee Gee Gambill. Becky escreveu um livro sobre Elvis chamado "My life with Elvis" lançado em 1977.
Elvis filma "Girls, Girls, Girls" no Havai. Ficaram no Hotel Hilton Hawaiian Village mais uma vez. As filmagens foram, em sua maioria, em Kona Coast. Cenas adicionais foram filmadas em Hollywood.
No verão, o Coronel Beaulieu permitiu que sua filha de 16 anos fosse passar um tempo com Elvis, com a condição de ela ficar na casa dos amigos dos Presley, Shirley e George Barris.
Elvis geralmente passava o dia 4 de Julho em Graceland. Joan, esposa de Esposito, foi encarregada de ir até la e ficar fazendo companhia a Anita. Anita, Vernon, Dee e Joan passaram o feriado juntos.
Joe busca Priscilla no aeroporto e a leva para a casa de Elvis (Bellagio Road em Bel Air). A casa era do Sr Reginald Owens.
Durante a visita de Priscilla Elvis pediu que Pat fizesse o cabelo dela todos os dias, então Pat passaria a receber salário que até então ela tinha se recusado a receber.
Eles foram para Las Vegas e ficaram no Hotel Sahara.
Elvis a levou a todos os shows, cassinos e ainda comprou mais roupas para ela na Boutique Suzy Creamcheese.
Quando Elvis voltou a Graceland ele disse que teve uma conversa séria com Anita e os dois terminaram. Anita, por sua vez, conta que ela ouviu Elvis conversando com Lamar sobre estar indeciso entre ela e Prisicilla e resolveu decidir por ele, saindo da vida dele para sempre. As 3 cartas que Elvis escreveu para Anita podem ser vistas no livro Word for Word.
Qdo Priscilla voltou a Alemanha Elvis ligava para ela, mas não todos os dias. Ele queria que Prisiclla viesse morar em Graceland. Para convencer o pai de Priscilla Elvis prometeu casar-se com ela.
"Kid Galahad" foi lançado e no outono Elvis voltava a Hollywood para filmar "It Happened at the World"s fair". Elvis usaria o camarim que pertencera ao lendário Clark Gable.
Nas férias das filmagens Elvis monta seu próprio time de futebol americano, a Elvis Enterprises. Após os jogos no fim da tarde dizem que o pessoal corria ao Vanucci"s restaurante italiano perto de Graceland.
No final do ano Priscilla volta mais uma vez aos Estados Unidos, desta vez ficando em Graceland. Eles passaram o Reveillon no Manhattan Club de Memphis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário