1957
No dia 4 de Janeiro Elvis estava no Kennedy Veterans Hospital, hospital militar de Memphis, realizando exames físicos por exigências das forças armadas. Acompanhava-o o inseparável Cliff Gleaves e Doty Harmony, show-girl de Las Vegas que estava hospedada na casa dos Presley.
De volta à Memphis ele foi à TV WHBQ para ser entrevistado no Dance Party, programa dedicado ao público juvenil, sua última apresentação no vídeo durante mais de três anos.
No dia 8 de Janeiro, seu 22°aniversário, um porta voz do exército divulgou os resultados dos exames físicos à imprensa. O ídolo estava habilitado para o serviço militar.
RCA lançava "Too Much"/"Playing for Keeps", que em menos de 30 dias venderia mais de 1 milhão de cópias.
Elvis viaja para Hollywood para filmar Lonesome Cowboy (um dos primeiros títulos para Loving You) na Paramount. Hospedou-se no Knickerbocker mais uma vez e compareceu a gravações nos estúdios da Radio Records, juntamente com os Jordanaires. Em Fevereiro e Março Elvis gravaria a trilha sonora do filme.
Falam de um romance entre Elvis e Joan Blackman na época com 18 anos. Ela escreveu um livro sobre este primeiro encontro com Elvis chamado "E And Me The First Time". Detalhes sobre este e outros livros que Joan tem escrito sobre Elvis podem ser encontrados na website.
Graceland era originalmente uma fazenda de 500 acres, a casa original da fazenda foi construída em torno de 1860 por S.E. Toof, do Memphis Daily Appeal. Graceland foi assim intitulada em homenagem a sua filha, Grace. A casa que Elvis comprou foi construída em 1939 por Dr. Thomas e Ruth Moore Thomas, sobrinha de Grace Toof. A casa se situa em um total de 13 ¾ acres e foi construída em pedra, estilo colonial Georgiano.
Ruth, a filha do casal, cuja profissão era música, vendeu Graceland a Elvis. Ela estava "emprestando" a mansão para a Igreja Cristã Graceland usá-la para seus cultos dominicais.
Em Março a RCA lança "All Shook up"/ "That"s when your heartache begins". A gravadora ainda promoveu a edição do EP Peace in the Valley com quatro canções religiosas.
Elvis continua com seus shows (ver On Stage lista de shows) incluindo Canadá no dia 2 de Abril onde fez dois shows no Maple Leaf Gardens de Toronto, cantando no dia seguinte em Ottawa. O público agora nunca era menor do que 30 mil pessoas.
A duração dos shows de Elvis na época era de 60 minutos. Antes de Elvis entrar no palco havia muitas outras atrações, seguindo a filosofia do Coronel, como dançarinas, malabaristas, comediantes e orquestra completa. O tema de encerramento era "Hound Dog".
No dia 1° de Maio Elvis retornava à Califórnia para iniciar seu terceiro filme - Jailhouse Rock. As filmagens e gravação da trilha sonora foram realizadas nos estúdios da Metro, em Culver City, vizinha a Los Angeles. Elvis gostava de cantar gospel, tocando piano, acompanhado pelos Jordanaires. Até que os Jordanaires foram proibidos pelos diretores de acompanhá-lo uma vez que este costume atrasava a produção. Elvis não disse nada apesar de estar contrariado. Apenas voltou no dia seguinte e cumpriu com seu dever. O que os diretores não entendiam é que aquele era seu jeito de aquecer, afinal ele não tinha estado no estúdio por um certo tempo.
As filmagens de Jailhouse Rock levaram mais de dois meses para serem completas. Ele usou os camarins de Bing Crosby e recebeu visitas de Paul Newman, Jean Simmons e Russ Tamblyn.
Em uma determinada tomada, Elvis engoliu uma coroa de porcelana que encapava um de seus dentes. Acometido de fortes dores no peito no dia seguinte, ele foi levado às pressas ao Hospital Cedars Lebanon, onde as radiografias acusaram a prótese no pulmão. A pequena peça foi removida com o auxílio de um forceps, obrigando-o a repousar por um dia.
Em Junho a RCA lança o single "Loving You"/ "Teddy Bear"
Em Julho o filme estréia e o LP é lançado. Teddy Bears com o autógrafo de Elvis invadiram lojas e supermercados.
Durante suas férias Elvis reforma Graceland adicionando piscina, muro e portões. Desde então Graceland passou a ser cercada de fãs.
Em Agosto ele recebe uma carta anônima ameaçando-o de morte. Até mesmo o FBI entrou na jogada para identificar o autor da carta, uma garota mentalmente perturbada que tentara tirar a própria vida.
Elvis não podia ir a lugar algum pois os fãs apareciam. Ele passou então a alugar parques de diversões (Fairgrounds amusement park ou Liberty Land hoje) geralmente durante a noite para se divertir.
Elvis adorava carros trombadas e montanha russa além das brincadeiras de Guerra no rinque de patinação (Rainbown).
Elvis volta aos shows e no dia 31 de Março volta ao Canadá, desta vez Vancouver. Antes do show ele deu uma coletiva de meia hora no próprio Empire Stadium.
Foi neste show que Elvis teve que fugir do palco que estava sendo invadido pelos fãs, antes do final do show.
Após os shows Elvis foi pra Hollywood para mais gravações na Radio Records.
Millie Kirkham compareceu as gravações, ela sempre se juntava aos Jordanaires quando necessário.
O single "Jailhouse Rock"/ "Treat Me nice" foi lançado, mais uma vez, antes do filme.
Em Setembro Elvis grava canções natalinas. No dia 27 de Setembro ele se apresenta em Tupelo, na feira Mississipi Alabama. O projeto a ser desenvolvido onde Elvis nasceu teve início nas festividades deste dia.
Scotty e Bill não acompanharam Elvis em Tupelo porque reclamavam não estarem ganhando suficiente, comparado com o que Elvis estava ganhando. Entretanto, voltaram quando ele foi para a Califórnia para dois shows no Pan Pacific Auditorium de Los Angeles. Anita Wood também foi e todos se hospedaram no Knickerbocker. No primeiro show Elvis é acusado de exibicionismo sexual por ter rolado no palco com a estátua do cão Nipper da RCA. No segundo show a policia filmou o show inteiro tentando encontrar evidencias, o que não aconteceu.
Elvis se transfere para o hotel Wilshire e dá uma festa de confraternização. Dizem que Anita não esteve presente pois não foi convidada.
Em Outubro a Metro lança Jailhouse Rock em preto e branco, se classificando como terceira melhor bilheteria de 57.
Sua co-star Judy Tyler faleceu em um acidente automobilístico na mesma época, durante sua lua de mel.
O Ep Jailhouse Rock foi lançado e em Novembro foi a vez do LP de músicas de Natal Elvis" Christmas Album além do Ep Elvis sings Christmas Songs.
O Lp natalino não foi bem recebido nas rádios, e foi considerado de mal gosto já que Elvis era considerado o demônio em pessoa.
Elvis vai para o Havaí para fazer shows e quando volta recebe a notificação para o serviço militar.
A Paramount pede uma prorrogação as forças armadas e é informada que tal pedido teria que vir do próprio Elvis que aliás aceita fazê-lo. A prorrogação foi concedida até março de 1958. Elvis parte imediatamente para Hollywood de trem. As filmagens de King Creole se iniciam dirigida por Michael Curtiz, quem a princípio não queria dirigir um filme com Elvis Presley. Após as filmagens de King Creole, Curtiz só teve elogios ao garoto.
Dolores Hart deixou Hollywood em 1963 após terminar filmagens de "Come Fly with me". Dolores entrou para o convento Regina Laudis em Bethlehem, Connecticu onde se encontra até hoje em reclusão. Em 1970 ela fez seus votos definitivos para se tornar freira.
Em Janeiro Elvis grava várias músicas na Radio Records para que a RCA ainda tivesse material para lançamento enquanto ele estivesse no exército.
Logo em seguida Elvis vai para New Orleans para gravar novas cenas para King Creole. Foi a primeira vez que Elvis filmaria em locação.
A estação e os trilhos no trajeto Los Angeles/New Orleans estavam completamente tomados pelos fãs. A cidade tinha declarado Elvis day e quando eles chegaram não acreditaram no que viram.
Elvis ficou hospedado em uma casa sobre as águas do lago Pontchartrain, totalmente cercada por fãs.
Elvis foi transferido para o Hotel Roosevelt (hoje The Fairmont New Orleans) na 123 Baronne Street, a meia quadra do quarteirão francês, tradicional ponto da cidade onde se encontravam os night-clubs e onde seriam filmadas as cenas. Os elevadores do hotel ficaram proibidos de parar no andar ocupado por Elvis e seus amigos/empregados.
Ele passou por mais exames físicos no Hospital Kennedy, fez o juramento e sob o número US 53310761 seguiu de ônibus, junto aos outros recrutas, para Fort Chafee, no Arkansas, onde seu cabelo foi cortado (A imprensa documentou este fato histórico, só a Life tirou 1.200 fotos).
Logo em seguida ele foi para Fort Hood, Texas - companhia A - 2° batalhão de tanques médios - 2° Divisão Armada para receber o treinamento básico junto com outros 20.000 recrutas. Anita visitava Elvis constantemente.
Após semanas de treinamento os recrutas podiam voltar para casa e Elvis voltou à Memphis sem se apresentar em público. Os produtos relacionados a Elvis aumentaram em vendas e vários artistas gravavam canções em sua homenagem. Programas de Tv apresentavam quadros sobre a convocação de Elvis.
Em Abril a RCA lançou o single "Wear my ring around your neck"/ "Doncha think it"s time" e no dia 4 de Junho King Creole estréia. A crítica passou a considerá-lo um bom ator. Outro sinlge lançado foi "Hard Headed Woman"/ Don"t ask me Why". O Lp King Creole traria as demais canções apresentadas no filme.
Gladys Presley fica muito doente e Anita Wood passa a residir na mansão para cuidar dela.
Nas suas férias militares em Junho Elvis grava algumas canções em Nahsville. Voltou a Fort Hood levando seus pais e a avó Minnie Mae com ele, que ficaram na cidade vizinha de Kileen, onde ele podia pernoitar. Ficou decidido também que eles iriam com ele para a Alemanha.
Gladys Presley não reunia condições para permanecer em Kileen. No dia 8 de Agosto, sexta-feira, Elvis foi obrigado a pedir licença para acompanhá-la no trem até o Tennessee, de volta à Graceland. Após constatarem uma séria hepatite, Gladys foi internada no Hospital Methodista e Elvis voltou ao Texas. Na madrugada da quinta feira seguinte ela entrou em coma tendo Vernon ao seu lado. Elvis foi chamado mas quando chegou no hospital Gladys estava morta (causa: ataque cardíaco aos 46 anos de idade). O corpo foi levado para Graceland no dia seguinte, ficando no salão de música. Elvis queria que os fãs pudessem vê-la pela última vez mas o Coronel o convenceu a transferi-la para a Casa Funerária Nacional.
Elvis fretou um avião para trazer os Blackwood Brothers, o quarteto gospel favorito dela. Do lado de fora mais de 3 mil fãs prestaram sua homenagem. Os médicos deram calmantes a Elvis que estava histérico, chorando muito. Gladys foi enterrada no Cemitério Forest Hill no dia 16 de Agosto, na mesma estrada 51.
Após o funeral Elvis recebeu uma prorrogação para permanecer em Memphis por mais uma semana.
No dia 1 de Setembro (após 6 meses de treinamento) Elvis seria enviado para o 32° Regimento da 3° Divisão Blindada da Alemanha (Friedberg), outrora comandada pelo lendário general Patton durante a Segunda Guerra Mundial, e que agora representava a ponta-de-lança da OTAN. A renda mensal de Elvis caiu de 100 mil dólares para 78 dólares.
Neste mesmo mês a RCA lançou o single "I Got Stung"/ "One Night" e no Natal relançou o LP de Natal.
Seu pai e a avó chegaram no dia 4 de Outubro e se hospedaram em um hotel em Bad Homburg.
Hotel Grunewald Terrassenstr. 1061231 Bad Nauheim
A imprensa circulava estórias de um romance entre Elvis e Margrit Buergin. Quando Elvis foi enviado para Grafenwohr, perto da borda da Tchecoslováquia para manobras, ele foi apresentado às pílulas, dadas a ele por um sargento.
Rex Mansfield and Johnny Lange (outros dois soldados) se tornaram amigos de Elvis, acompanhando-o ao cinema freqüentemente. Foi em uma dessas idas ao cinema que Elvis conheceu Elisabeth Stefaniak. Elvis passaria o dia de ação de graças na casa dos pais dela (a mãe era alemã e o padrasto americano). Stefaniak e Rex escreveriam um livro em 1983 intitulado ELVIS, THE SOLDIER- (Elisabeth Stefaniak- Rex Mansfield). West Germany. Os dois se casaram logo após a volta de Elvis para os Estados Unidos.
No Natal Elvis ajudou nos preparativos para uma festa em um Orfanato local e ajudou, com outros soldados, a decorar a árvore de Natal na Ray Kaserne. Os soldados cantaram algumas músicas de Natal e dizem que todos ficaram em silêncio quando Elvis cantou "Silent Night".
Elvis, sua família e amigos passaram o Natal no Hotel Grunewald. Vernon deu a Elvis uma guitarra elétrica mas Elvis não conseguia deixar de pensar no que poderia estar acontecendo entre seu pai e Dee Stanley. Davada Dee Elliot Stanley era norte-americana do Alabama que "estranhamente" tinha telefonado e convidado Elvis para jantar com sua família neste ano. Elvis enviou seu pai no lugar dele. Vernon e Dee teriam um romance que acabaria em casamento. Elvis nunca se sentiu bem com relação a Dee. Ela tinha 3 filhos de um prévio casamento: Ricky, Billy e David. Depois da morte de Elvis Dee escreveria um livro cujo conteúdo foi extremamente de mal gosto.
1959
No início do ano, Elisabeth Stefaniak passou a ser sua assistente/interprete e também a morar com os Presley, com permissão de seus pais. Stefaniak respondia as cerca de 10 mil cartas que Elvis continuava recebendo dos fãs.
Mais dois amigos chegavam para morar com Elvis, Lamar Fike e Red West.
Em Fevereiro, Elvis alugou finalmente uma casa na rua Goethestrasse, número 14, concordando em deixar a antiga proprietária, Frau Pieper, residir nos fundos. Ele pagava 800 dólares de aluguel. A casa ficava apenas alguns quarteirões do hotel Grunewald. Vernon, Minnie Mae, Lamar, Red West e Elisabeth moravam com ele. Na porta foi colocado um aviso : Autógrafos entre as 7:30 e 8:00 PM.
A casa na época de Elvis
A casa hoje
Em Março Elvis viaja até Munich, ficando de licença por 3 dias. Meses antes Elvis foi fotografado para um anúncio da March of Dimes. O fotógrafo trouxe uma atriz de 18 anos de Munich chamada Vera Tschechowa. Vera, cuja mãe Olga era uma renomada atriz de teatro, falava inglês. Elvis, ao visitar Munich, fez questão de rever Vera. Os dois saíram bastante juntos indo inclusive ao famoso Mulin Rouge. Lamar e Red estavam com ele. Eles se hospedaram no Hotel Edelweiss. Embora a imprensa tenha aumentado e afirmado que Vera era a nova namorada séria de Elvis, este não era o caso.Antes do jogos eles pararam uma noite na casa de Elvis e os dois foram apresentados. Quando eles deixaram a Alemanha Elvis convidou Esposito para trabalhar para ele como right hand man.
Charlie Hodge, músico do Alabama, membro do quarteto gospel Foggy River Boys, havia conversado com Elvis, anos antes, nos bastidores do Red Foley"s show, uma vez que Elvis era fã da música gospel. Entretanto foi apenas na Alemanha que ele se tornou amigo de Elvis. Os dois cantavam sempre juntos. No Natal deste ano eles cantaram juntos na festa dada no salão das Forças Armadas em Bad Neuheim. Hodge passaria a trabalhar para Elvis desde então. No final dos anos 60 Hodge cantaria harmonia com Elvis no palco e ficaria famoso por entregar os famosos lenços com os quais Elvis presenteava os fãs. Segundo Hodge certas noites Elvis dava 100 lenços e cada um dos lenços custavam 100 dólares.
Vernon e Elisabeth sofreram um acidente automobilístico no dia 26 de Março. Eles não se machucaram mas a Mercedes dirigida por Vernon foi perdida. Elisabeth foi hospitalizada.
RCA lança o LP For Elvis fan Only e o EP A touch of Gold e mais tarde o single "A fool such as I"/I need your love tonight". Em Junho foi lançado ainda "A Big hunk o"love"/ "My wish came true", em seguida Lp A Date with Elvis, o EP A Touch of Gold vol 2. e o Lp 50,000,000 Elvis fans can"t be wrong.
Elvis praticava bastante Karatê com seu instrutor alemão Jurgen Seydel quem Elvis chamava de George.
Red estava bastante infeliz na Alemanha e ele não gostava de ter que obedecer as ordens de Vernon. Red foi para Alemanha em um impulso, logo após a morte de Gladys e de seu pai ele saiu da Marinha e se juntou a Elvis. Ele volta aos Estados Unidos em Maio e na mesma época Dee Stanley volta para Virginia para ficar com seus filhos e pensar no caso que ela estava tendo com Vernon (ela ainda estava casada). Elvis chamou Alan Fortas para vir para a Alemanha e Red o aconselhou a não ir porque "ele nunca mais veria o Elvis da mesma maneira, ele ia odiar". Cliff Gleaves acabou vindo.
Currie Grant soldado das Forças aéreas, conheceu Lamar, Vernon e Elisabeth em um show beneficente. Ele ficou muito amigo de Lamar e o convidou para visitar o Eagles Club. Currie era assistente do gerente do clube. Em troca Lamar convidou Currie para visitar Elvis em sua casa. Quando Cliff chegou Currie e sua esposa estavam visitando Elvis. Cliff que era também do show business ficou muito amigo de Currie, inclusive indo cantar no Eagles Club.
Currie Grant viu Priscilla Ann Beaulieu no Eagles Club se apresentou a ela e a convidou para conhecer Elvis. Segundo a própria Prisicilla em seu livro "Elvis and me" ela não acreditou que isso pudesse ser verdade mas depois que os pais dela checaram e descobriram que Grant estava também nas Forças Armadas ela teve permissão para ir com ele até a casa de Elvis em BadNeuheim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário