If you're looking for trouble,
You came to the right place...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Biografia de Elvis Presley -1963-1965

 Biografia de Elvis Presley -1963-1965

1963

O combinado com o pai de Priscilla era de que ela voltaria para a Alemanha no início do ano, mais precisamente no dia 2 de Janeiro. Entretanto Elvis não queria que ela voltasse e telefonou para o Capitão Beaulieu pedindo para que ela ficasse. O pai de Priscilla recusou, já que ela precisava voltar para a escola. Elvis ficou furioso, entretanto, decidiu que o melhor seria Priscilla voltar para a Alemanha e estudar bastante como seus pais queriam. Em breve ele teria tudo arranjado para que ela voltasse a Memphis e terminasse o colegial lá.

Elvis vai para Hollywood para iniciar as filmagens de Fun in Acapulco. As cenas no México foram produzidas com o truque de back projection. Houve um boato de que ele não teria ido ao México porque odiava mexicanos, o que era mentira pura.
A gravação da trilha na Radio Records começou no dia 22 de Janeiro.

Elvis conversou com o pai de Priscilla mais uma vez após a volta dela para a Alemanha, insistindo para que ela se mudasse para Memphis. Segundo a própria Priscilla, Elvis fez várias promessas ao seu pai, entre elas: Priscilla moraria perto de Graceland com Vernon e Dee, seria matriculada em uma boa escola Católica e um dia eles casariam.

Elvis enviou duas passagens de primeira classe para Priscilla e seu pai com destino a Los Angeles, onde ele estava filmando "Fun in Acapulco". Alguns dias depois eles foram para Memphis onde Vernon a matriculou na escola "Imaculada Conceição"


Priscilla morou com Vernon e Dee por um tempo mas aos poucos transferiu seus pertences para Graceland e passou a morar lá. Segundo ela, mesmo que Graceland ficasse vazia o tempo todo em que Elvis não estava lá, com exceção de Dodger, as empregadas e secretárias, era melhor do que morar com Vernon.
A casa de Vernon ficava atrás de Graceland no número1266 Dolan Drive. Donna Presley, prima de Elvis está trabalhando para abrir a casa ao público sem que seja cobrado nada para tal visitação. Donna Presley tem sua própria website, vale a pena conferir...


Em Março a RCA lança o LP da trilha do filme "It happened at the world"s fair". O filme estreou em Abril quando Elvis voltou a Memphis para ficar ao lado de Priscilla.

Em Maio ele vai para Nashville para gravar algumas canções, como Echoes of love, Devil in disguise, Never ending, What now what next where to, Blue river, Western union, Memphis Tennessee e Ask Me entre outras.
O single "Devil in Disguise"(Please don"t drag that string around no lado B) lançado no mês seguinte atingiu uma estupenda marca de vendas.

Priscilla se formou no colegial em Junho e Elvis não participou da celebração para não causar confusão embora estivesse presente do lado de for a do prédio. Ele deu um Corvair para ela de presente.


Em Julho, Elvis vai para Las Vegas para iniciar as filmagens de seu próximo filme, "Viva Las vegas" com Ann-Margret .Foi a primeira vez que Elvis fez uso do recurso do playback na gravação das músicas.

As filmagem em locação duraram três semanas e aconteceram no Flamingo e Tropicana Hotel entre outras. Elvis se hospedou no Sahara mais uma vez e voltaria para Los Angeles para as filmagens finais.

Priscilla, preocupada com um possível romance entre Elvis e Ann-Margret e agora livre da escola, pedia para ir visitar Elvis no set. Segundo ela, Elvis teria confessado ter tido alguns romances com suas co-stars nesta época. Desta vez Priscilla não estava mais na Alemanha, entretanto, ela acabou não indo visitar o set de Viva Las Vegas.


Elvis e Ann Margret no filme, e em capas de revistas de fofocas na época...

Mesmo assim, o inevitável aconteceu. A atração entre Elvis e Ann-Margret foi instantânea e os dois passaram bastante tempo juntos sozinhos, algo, segundo Joe Esposito, incomum de acontecer entre Elvis e suas co-star. Os dois eram vistos dirigindo Harley Davidsons a todo momento e a imprensa falava abertamente sobre o romance. Apesar da imensa paixão, o romance terminou supostamente porque os dois tinham uma carreira e sabiam que não iam ser felizes juntos. Ann Margaret em seu livro "Ann-Margret My Story", escreveu um capítulo inteiro sobre Elvis. Como ela disse no livro, o relacionamento com Elvis tem um lugar muito grande e especial na vida dela e por isso foi necessário falar sobre ele em sua autobiografia. Eles tinham muito em comum e o relacionamento foi realmente sério. Ann, considerada a versão feminina de Elvis, conta em seu livro que " Eles sabiam que o romance não ia durar porque Elvis tinha promessas para cumprir". Segundo ela a carreira não seria um problema já que eles só sentiam respeito profissional um pelo outro. Após o fim do relacionamento com tais reportagens, Elvis e Ann-Margret continuaram amigos até a morte de Elvis. Ele sempre mandava flores em forma de guitarra para Ann Margret, quando ela se apresentava em Las Vegas (no Tropicana). Ann Margret casou-se com o ator Roger Smith no dia 8 de Maio de 1967.

Em Outubro, quando Elvis voltou a Hollywood para filmar "Kissing Cousins" Priscilla o acompanhou (eles foram de avião) e as fofocas nos jornais sobre Elvis e Ann Margret continuavam. Desta vez ele anunciavam que os dois iam se casar, como se Ann tivesse dado esta informação para eles, revelando até mesmo a data para imprensa. Este não foi o caso e embora Ann-Margret tenha se sentido muito triste e desrespeitada pela imprensa Elvis sabia que eles fariam isso. Segundo Ann, Elvis não ficou bravo pois em momento algum acreditou que ela tivesse dito tudo aquilo.

Com tais fofocas Priscilla foi obrigada a voltar para Memphis imediatamente. Ela e Elvis brigaram por causa dos jornais e Ann-Margret. Segundo a própria Priscilla, Elvis confessou que houve algo entre eles mas estava tudo acabado agora.

A trilha sonora de Kissin"Cousins foi gravada nos estúdios de Nashville.

Em Novembro Fun in Acapulco chega aos cinemas junto com o respectivo LP.


1964

Em Janeiro, no dia 12, Elvis vai para Nashville para gravar três músicas, duas delas regravações de Memphis Tennessee e Ask me, embora o motivo principal da sessão tenha sido para gravar It hurts me.

No dia 30 de Janeiro o Coronel Parker comprou o Iate Potomac por $55,000 dólares . O Iate pertencera ao presidente dos Estados Unidos Roosevelt durante a Segunda Guerra mundial, e era usado para levar o presidente aos encontros secretos com Winston Churchill. A idéia original do Coronel era doá-lo para a organização de caridade favorita de Elvis March of Dimes mas eles não o aceitaram pois não poderiam manter o Iate. No dia dos namorado nos Estados Unidos (14 de Fevereiro) o Potomac foi doado pra o St Jude Hospital. (Foto abaixo).

                             

Danny Thomas, o fundador do Hospital, aceitou o presente. O Coronel preparou uma coletiva com a imprensa em Long Beach, California, onde o navio estava localizado. Danny Thomas admirava a história por trás do navio e agradeceu Elvis no nome das crianças que seriam ajudadas pela doação dele. Ele também lembrou que o St. Jude Children"s Research Hospital tinha sido construído perto de onde Elvis morou uma vez na rua Alabama em Memphis. O Hospital vendeu o Potomac posteriormente. O navio pode ser visitado hoje 
Em Fevereiro a RCA lançou Kissin"Cousins (It hurts me no lado B) numa tentativa infeliz de promover o novo filme de Elvis. Como resultado, It hurts me acabou não recebendo a devida atenção.

        No final de Fevereiro Elvis inicia as filmagens de Roustabout. A Paramount utilizou locações californianas em Hidden Valley enquanto a gravação da trilha ocorreu na Radio Recorders. Elvis continuava usando playback como recurso para gravação.

Em Março Kissin" Cousins estreou nos cinemas acompanhado do respectivo LP.

Em Abril Viva Las Vegas foi lançado sendo sucesso de crítica e bilheteria, o que não havia acontecido com o filme anterior. Neste mesmo mês Larry Geller foi contratado para substituir o cabeleireiro de Elvis, Sal Orfice.

A amizade entre Elvis e Larry não só mudaria Elvis como causaria tensão, ciúmes e medo no grupo, inclusive por parte de Priscilla. Segundo alguns, a presença de Geller ajudou muito melhorar a depressão que Elvis vinha sentindo naquela época. Segundo outros, Geller só teria prejudicado a situação toda. A amizade entre Elvis e Larry foi certamente muito forte pois estava baseada nos estudos espiritualistas pelos quais ambos se interessavam. Segundo Geller, Elvis nunca explodia emocionalmente com ele e sua mudança de comportamento no geral incomodava as pessoas do circulo de amigos. Coronel Parker nunca gostou de Geller pois achava que ele tinha muito poder sobre Elvis. Na verdade, Geller nunca controlou Elvis apenas permitiu que ele se aprofundasse mais em sua busca espiritual. Na época em que tudo isso aconteceu, entretanto, estudos sobre espiritualidade eram considerados "estranhos". Elvis nunca pôde compartilhar suas idéias e estudos com ninguém até então exatamente por isso. Além disso, a falta de esclarecimento por parte das pessoas que faziam parte do grupo de Elvis não facilitou a aceitação de Geller. Segundo Joe Esposito, Geller tinha romances extraconjugais e fazia uso de drogas exatamente como eles. A estória, certamente interessante, de Larry se encontra registrada no seu livro "If I can Dream".

                       
                        Elvis e Geller em 1966 

Durante o ano todo Elvis se empenhou em estudar baixo elétrico mas sua desilusão com os filmes era tão grande que a depressão passou a fazer parte de seus problemas. Segundo Priscilla, era impossível ajudá-lo e eventualmente ele passou a tomar antidepressivos. O Coronel Parker queria informações sobre o estado psicológico de Elvis a todo momento, principalmente após sua amizade tão temida com Larry Geller. Tudo isso colocou muita pressão em Joe Esposito que era quem mantinha o contato entre Elvis e o Coronel.


Em Junho Elvis volta a Hollywood para filmar Girl Happy. O final das filmagens foi marcada por uma briga entre Joe Esposito e Elvis. Na volta à Memphis eles pararam em Amarillo, Texas e Joe telefonou para o Coronel, como sempre fez. Eles dormiram num hotel e quando acordaram havia milhares de fãs na porta. Elvis acreditou ter sido culpa de Joe que, por sua vez, ficou muito magoado e deixou Elvis. Tal reação pode ser melhor compreendida quando se leva em consideração o contexto dado acima.

No Natal Elvis mandou um presente e Joe ligou para agradecer. No final Joe acabou pedindo seu emprego de volta. Marty Lacker, que tinha tomado o lugar de Joe, não gostou muito da sua volta mas logo em seguida se acostumou com a idéia.


1965 

As rádios do país todo homenageavam o 30 aniversário de Elvis no mês de Janeiro.

Em Fevereiro, Girl Happy chegava aos cinemas enquanto Elvis voltava à Hollywood para iniciar as filmagens de Harum Scarum. A trilha sonora foi gravada em Nashville embora o LP tenha saido apenas em Maio. O filme ficou pronto em apenas 18 dias.

Elvis continuou em Hollywood e iniciou seu próximo filme, Frankie & Johnny.

Foi nesta época que Elvis filmou também Tickle Me - produção realizada as pressas, quase as escondidas, nos estúdios cedidos pela Paramount. Muita gente comentou que o Coronel e Elvis colocaram dinheiro do próprio bolso, além da inclusão de músicas já lançadas há tempos, sem que tivessem sido produzidas intencionalmente para o filme. Até mesmo o ônibus de Elvis foi utilizado nas cenas.


Larry Geller levou Elvis ao Self Realization Fellowship  fundado por Paramanhansa Yogananda, um yogi da Índia que veio para o Oeste em 1920. Ele acreditava que Kriya Yoga é a forma de acelerar a evolução humana. Embora Yogananda estivesse morto por mais de uma década, o Self Realization Fellowship continuou sobre a direção de uma de seus discípulos Daya Mata. O Lake Shrine se encontra em um lindo lugar de 12 acres, em Pacific Palisades. Elvis começou seu estudos e se sentiu muito orgulhoso por estar tendo a orientação necessária para tal. Ele freqüentou o lugar por um tempo mas nunca conseguiu completar os estudos.


Em Julho , Elvis iniciava as filmagens de Paradise Hawaiian Style no Havaí, (foto abaixo) onde ele se hospedou no hotel Ilikai.

                             

Elvis colocou sua voz nas músicas da trilha em Agosto. Enquanto o encontro com os Beatles foi decidido para 27 de Agosto. O encontro tão desejado pela banda aconteceu na mansão da Perugia way.

Em Outubro Harum Scarum estréia nos cinemas. Neste mesmo mês Bill Black, antigo contrabaixista de Elvis faleceu depois de uma cirurgia num tumor cerebral, no Baptist Memorial.

No final do ano, Elvis se mudou da casa da Perugia Way (foto) em Bel Air para outra casa localizada no número 10550, Rocca Place.

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário