If you're looking for trouble,
You came to the right place...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Biografia de Elvis Presley -1972-1974

 Biografia de Elvis Presley -1972-1974

1972

Do dia 26 de Janeiro ao dia 23 de Fevereiro Elvis cumpriu a sua temporada de inverno em Las Vegas. Em Fevereiro a RCA começou a gravar algumas músicas para o próximo documentário de Elvis; "Elvis on Tour" cujos produtores seriam Bob Abele e Pierre Adidge (MGM). O filme receberia o Golden Globe Award   em 1973, por melhor documentário do ano de 72.

É nesta temporada também que Elvis recebe a visita de Priscilla, que confirma estar saindo de sua vida por estar apaixonada por um outro homem. Entretanto, alguns dizem que ela se recusou a dizer o nome da pessoa. Ela mudou de vez de Graceland no dia 23 de Fevereiro, o ultimo dia da temporada de Elvis em Las Vegas.

Uma vez que os rapazes da Mafia sabiam que Priscilla estava se encontrando com Mike Stone, eles resolveram contar a Elvis. Segundo Joe, Elvis ficou furioso principalmente por ter sido ele quem apresentara Mike Stone a Priscilla.

Ainda segundo Joe, por meses Elvis teria momentos de muita raiva contra Stone e sua expressão era sempre de muita dor. Um dia ele pediu a Red e Sony para matar Mike Stone. Mas como Joe mesmo explicou, ele sabia que isso era forma de Elvis se sentir um pouco melhor. Ele nunca seria capaz de ir até o final. Ele tentou esconder dos rapazes o fato de estar ligando para Priscilla quase todas as noites. O problema é que ele culpava Stone pelo fim de seu casamento e nunca pensou que ele, Elvis, tivesse algo a ver com o fim.

A RCA lança no início do ano o single "Until is time for youto go" e o LP "Elvis Now".

Seria nesta época que o presidente Nixon teria convidado Elvis para se apresentar na casa branca. Entretanto, o pedido foi feito ao Coronel que se recusava a permitir que Elvis se apresentasse de graça, como era o costume dos artistas que eram convidados pelo presidente. Assim, tal apresentação nunca aconteceu.

Em Março a RCA lançou o single gospel "He touched me" (com Bossom of Abraham no lado B) enquanto a Metro se ocupava com o novo documentário.

Nos dias 27, 28 e 29 de Março, Elvis volta aos estúdios da RCA em Hollywood (estúdio C) para gravar algumas canções para o documentário entre elas; Separate Ways, For The Good Times, Where Do I Go From Here, Burning Love, Fool e Always On My Mind. Entretanto, o LP que seria parte do documentário nunca foi editado.

Do dia 5 ao dia 19 de Abril Elvis se apresenta em diversas cidades sem interrupção e os produtores da Metro o acompanham filmando-o nos bastidores, palcos, aviões, automóveis, camarins, corredores. As melhores tomadas de palco foram conseguidas em Hampton Roads, cidadezinha da Virgínia. No Olympia Stadium de Detroit ele bateu recorde de público do local e em Roanoke foi recebido pelo prefeito que o presenteou com a chave da cidade em formato de uma guitarra. Neste show outro recorde de público foi batido para o estádio, um total de 10.500 pagantes assistiram o show.

Elvis descansaria no mês de Maio e Lisa iria visitá-lo.

Neste mesmo mês a RCA editou o LP gospel He touched me, planejado há quase um ano. Este LP receberia um Grammy.

O tour seguinte começaria em New York. Antes dos shows ele participou de uma coletiva com a imprensa no ballroom do Hotel New York Hilton. Apesar de sua aparência física demonstrar problemas ele respondeu as perguntas com muito bom humor. No dia 09 de Junho, Elvis se apresenta no
Madison Square Garden, NY. 

Para o primeiro show foram vendidos vinte mil ingressos. No dia seguinte, sábado dia 10, ele se apresenta duas vezes e no dia 11 se apresenta pela última vez no Madison. A RCA gravou alguns dos shows aparentemente sem avisar Elvis para que o show fluísse naturalmente. As quatro apresentações no Madison alcançou um total de 80 mil pagantes na platéia, mais um recorde de público. Entre vários nomes conhecidos em Nova Iorque estavam, John Lennon, David Bowie, Bob Dylan, George Harrison, e o compositor Art Garfunkle, empolgado quando Elvis apresentou sua versão de "Bridge Over Trouble Water". As câmeras da Metro também estiveram presentes e a imprensa não poupou elogios principalmente por Elvis ter levado o gigantesco auditório a sua lotação máxima quatro vezes consecutivas. O LP Elvis As Recorded Live at Madison Square Garden seria editado em apenas 10 dias e ultrapassaria a marca de um milhão de dólares.

Enquanto isso, Elvis continuava seu tour visitando diversas cidades entre os dias 12 e 20 de Junho, entre elas, Milwaukee, Wisconsin - Chicago, Illinois - Forth Worth, Texas.

Após este tour ele voltou a Graceland para descansar, comemorando o feriado de 4 de Julho com muitos fogos de artifício como era de costume. Enquanto isso a separação do casal Presley era apresentada pela imprensa como a maior fofoca da época. Haviam várias versões da razão pela qual a separação ocorreu, entretanto, logo veio a tona que Priscilla estava vivendo com Mike Stone.

No dia 6 de Julho, Linda Diane Thompson é apresentada a Elvis. Apesar da estória ser conhecida como George Klein sendo o responsável pelo encontro, a própria Linda conta a sua estória de forma diferente. Linda, que tinha sido fã de Elvis toda sua vida, veio a conhecê-lo através de um convite feito por Bill Browder, que mais tarde ficou famoso como artista country TG Shepard. Ela era Miss Tennessee na época e estava visitando sua amiga Jeannie LeMay (Miss Rhode Island) , que havia se mudado para Memphis. Elas encontraram Bill no restaurante "Fridays" e ele as convidou para conhecer Elvis, que se encontrava em Memphis. O encontro aconteceu no Memphian Theatre. Elvis contou a Linda que ele tinha acabado de se separar de Priscilla. Na verdade a separação tinha acontecido em Janeiro. Os dois se deram muito bem, tinham o mesmo senso de humor e realmente se sentiram feitos um para o outro.

O namoro entre Linda e Elvis duraria pouco mais de 4 anos. Em 1981 a estória do namoro deles foi mostrada em um filme intitulado "Elvis and the Beauty Queen". O resultado final do filme, entretanto, segundo a própria Linda, foi desapontador. Ela diz que além de ser impossível mostrar um relacionamento de quase 5 anos em duas horas, certos aspectos foram acentuados, como o uso de drogas. Ao invés de usarem outros aspectos de Elvis como sua generosidade, senso de humor, espiritualidade e talento, os produtores se concentraram mais no aspecto sensacionalista da estória. 









Acima, Elvis com Linda em 1973 e ela hoje...
No final de Julho, Elvis vai para Los Angeles para ensaiar para sua próxima temporada em Las Vegas que começou no dia 4 de Agosto e terminou no dia 4 de Setembro. Aparentemente Elvis teria cancelado o show de abertura desta temporada por motivos de saúde, após estar no palco por 40 minutos. O restante da temporada transcorreu sem maiores problemas.

É durante esta temporada, em Agosto, que Larry Geller vai até Las Vegas assistir a um show de Elvis com seu amigo Johnny Rivers. Eles telefonaram pra Joe, que providenciou para que eles se sentassem na fileira reservada para conhecidos de Elvis. Segundo Geller, ficou claro para ele, que Elvis estava com problemas de saúde. Elvis teria visto Geller do palco e pedido ao maitre para que o trouxesse até o camarim no final do show. Os dois se abraçaram mas Geller ainda estava assustado com a condição de Elvis.

Foi também durante esta temporada que o advogado de Elvis Ed Hookstratton entregou os papéis finais do divórcio para Elvis. A custódia de Lisa foi entregue a Priscilla que concordou com a quantia estipulada para a dissolução do vínculo matrimonial. Priscilla trouxe Lisa para assistir um dos shows de Elvis nesta mesma época e Elvis apresentou a garotinha à platéia.

No dia 5 de Setembro há um coletiva com a imprensa para anunciar o show no Havaí a acontecer em Janeiro de 1973.

Elvis permanece três semanas em Las Vegas, descansando e aproveitando para ver shows.

Nesta época Geller passou um tempo longo com Elvis, quando ele foi convidado para uma festa na suíte de Elvis em Las Vegas. Ele foi apresentado as pessoas novas que faziam parte de seu grupo, incluindo Kathy Westmoreland. Elvis teria convidado Geller para acompanhá-lo em seu show no Havaí mas Geller tinha outros compromissos. Então Elvis conversou com ele sobre aquele "estranho" acidente ocorrido em 1967. Ele dizia que o Coronel tinha feito lavagem cerebral nele fazendo com que ele passasse por momentos difíceis longe de Geller, tendo que começar do zero no que diz respeito a espiritualidade e aos estudos. O Coronel não estava exatamente feliz com a volta de Geller mas ele tinha outras preocupações, incluindo o fato de que Elvis tinha ameaçado despedi-lo.

Joe conta o incidente em seu livro "Good Rockin"tonight". O Coronel teria ido a suíte de Elvis em Las Vegas para pedir que Elvis parasse de criticar o hotel no palco (provavelmente ocorrido nesta temporada). Naquela noite várias pessoas da platéia foram para casa embora Elvis não tenha percebido. Elvis não aceitou os conselhos do Coronel e sugeriu que ele deveria ir embora. Elvis ficou ainda mais furioso quando o Coronel aceitou a sugestão. No dia seguinte, Elvis recebeu todos os papéis vindo do Coronel. Segundo Joe, Elvis não esperava que o Coronel fosse até o fim. O problema durou algumas semanas e eles não se falaram durante o resto dos shows. Elvis começou a considerar candidatos para substituir o Coronel, entre eles, Jerry Weintraub, Tom Hullet que disse à ele que não havia ninguém melhor do que o Coronel para ser seu empresário. Elvis finalmente esfriou um pouco a cabeça e resolveu ligar para o Coronel. Depois disso, tudo voltou ao normal.

No final de Setembro a RCA lança, com muito sucesso, o single "Burning Love" ("It"s a Matter of Time" no lado B).

Em Outubro Elvis comparece a um torneio de caratê que Ed Parker promovia em Los Angeles. Lá conheceu Dave Hebler, outro campeão da modalidade que se tornou seu guarda-costas.

Do dia 8 ao dia 18 de Novembro, apesar dos problemas de saúde, Elvis se apresenta em varias cidades incluindo duas performances no The International Center, Honolulu, Hawaii.

No dia 20 de Novembro, Elvis participa de outra entrevista no Rainbow Rib Room no Hilton"s Hawaiian Village Hotel. Mais uma vez é anunciado o show de Janeiro, a acontecer no dia 14 e transmitido via satélilte para o mundo todo. Foi também anunciado que todo o lucro seria doado ao Kui Lee Cancer Fund.


1973 


Elvis vai para Los Angeles no dia 7 de Janeiro. No dia 9 de Janeiro ele parte de L.A. para Honolulu. Ele chega no International Aiport de Oahu as 4:00 pm. De lá ele vai de helicóptero até o Hilton"s Hawaiian Village Hotel.

No dia 10 e 11 de Janeiro, Elvis ensaia com seus músicos. No dia 12 Elvis se apresenta em frente à 6.000 pessoas no International Convention Center ainda como um ensaio para o show final.

No dia 14 de Janeiro, Elvis faz história, sendo o primeiro cantor a se apresentar ao vivo, via satélite. O show
foi transmitido ao vivo (12:30 am hora do Havaí) para Austrália, Coréia do Sul, Japão, Tailândia, Filipinas, Vietnam do Sul entres outros. Foi visto em quase 30 países europeus e a gravação foi mostrada ao público americano no dia 4 de Abril pela NBC. A audiência do show foi de 37.8% no Japão, 91.8% nas Filipinas, 70% em Hong Kong, e 70-80% na Coréia. Em Abril na América o show atrairia 51% dos expectadores, e seria visto em mais casas americanas q o primeiro homem a descer na lua. No total o show foi visto por cerca de quarenta países e por 1 bilhão à 1 bilhão e meio de pessoas.

Foi arrecadado $75.000,00 dólares, superando o esperado $25.000,00 a ser entregue ao Kui Lee Cancer Fund, que era localizado no Havai. Kui Lee era um cantor Havaiano e compositor da música "I"ll Remember You". Ele faleceu em 1966 de câncer.

Do dia 26 de Janeiro ao dia 23 de Fevereiro Elvis se apresenta em Las Vegas.

Lisa Marie passa seu aniversário com ele e Priscilla em Las Vegas.( Foto abaixo).




No dia 24 de Fevereiro, ele é visto ao lado de Linda assistindo ao show de abertura de Ann-Margret no Hilton.

Em Março Elvis e o Coronel vendem os direitos autorais de todas as músicas gravadas até o momento por Elvis para a RCA. O Coronel teria dito a Elvis que esta não seria uma boa idéia mas Elvis e Vernon precisavam do dinheiro.

É ainda neste mês que Elvis recebe a notícia do falecimento de seu avô Jessie, aos 76 anos de idade.

Do dia 22 ao dia 30 de Abril Elvis se apresenta em diversas cidades.

Logo após, do dia 4 ao dia 16 de Maio, ele se apresenta no Sahara Tahoe Hotel. Nesta mesma época o Aloha from Hawaii concert album chega a número 1 na Billboard. É o primeiro álbum a atingir número 1 desde Roustabout em 1965. Seria também o último.

Do dia 20 de Junho ao dia 3 de Julho mais apresentações em em diversas cidades.

Do dia 21 ao dia 24 de Julho ele grava no Stax estudio de Memphis, entre as canções estavam "Take Good Care Of Her", "I"ve Got A Thing About You Baby", "For Ol" Times Sake" e "Girl Of Mine".

O estúdio STAX ficou muito famoso nos anos 60 e 70 por gravar "soul music". Entre os artistas que gravaram lá estão, Issac Hayes, Booker T. and The MGs, Ottis Redding, Rufus Thomas, the Bar-Kays, e the Staples Singers.

Segundo algumas fontes Elvis não estava com vontade de gravar em 73 porque ele não se sentia bem. Marty Lacker, que trabalhava no STAX na época, convenceu Elvis a gravar no STAX já que o estúdio era tão perto de Graceland.

O STAX quebrou e o prédio foi demolido em 1989. O grupo Ewarton foi formado com o objetivo de reconstruir o estúdio no mesmo local. O grupo foi renomeado Soulsville e em 1997 anunciaram os planos para a construção do museu STAX - Museu da Música soul na America e STAX Music Academy.

Foi nesta época que Kathy Westmoreland participou, pela primeira vez, de uma gravação com Elvis no estúdio. Ela aparece nas gravações ao vivo do Madison e do Havaí. Segundo ela conta em seu livro, Elvis and Kathy, até então por causa de outros compromissos ela nunca pôde comparecer as gravações. Ela relata como ficou surpresa por ver que o estúdio STAX não era nada luxuoso, ao contrário, ficava no gueto e o prédio era muito simples e talvez por isso o som era muito bom. Muitas vezes as gravações iniciavam as 8 da noite e terminavam as 9 da manhã

Do dia 6 de Agosto ao dia 3 de Setembro ele se apresenta em Las Vegas sem interrupções. Larry Geller volta a trabalhar para Elvis.

No dia 4 de Setembro Elvis é visto assistindo ao show de Tom Jones.

Elvis grava Sweet Angeline no dia 22 de Setembro e no dia 23 grava I Miss You e Are You Sincere, na sua casa em Palm Springs.

No dia 9 de Outubro, Elvis e Priscilla aparecem no tribunal para finalizar o divórcio (Foto ao lado). Embora Priscilla tenha a custódia de Lisa não haveria dias específicos de visita para Elvis. Ele e Lisa passariam bastante tempo juntos.


Elvis se encontra hospitalizado do dia 15 de Outubro ao dia 1 de Novembro, onde suas terríveis enxaquecas teriam sido tratadas com vários remédios como Propranolol e Demerol, drogas aprovadas para tal tratamento na época.


Do dia 10 ao dia 16 de Dezembro ele grava no Stax recording studio, Memphis entre outras, as canções, Promised Land, Your Love"s Been A Long Time Coming, There"s A Honky Tonk Angel, I Got A Feeling In My Body e It"s Midnight.













1974 

Na maioria das vezes Elvis sempre celebrou seu aniversário de forma bem discreta, alugando o cinema para assistir um filme ou ficando em Graceland. Neste ano, entretanto, no seu 39° aniversário os prefeitos de Memphis e de Shelby County declararam o dia 8 de Janeiro "Elvis Presley Day" e participaram do desfile de carros ao longo da Elvis Presley Boulevard até Graceland. A banda da Humes, sua escola, tocou "Happy Birthday." Elvis assistiu na frente da mansão e acenou. Jimmy Carter, o então governador da Georgia, proclamou "Elvis Presley Day" no seu estado também.

Do dia 26 Janeiro a 9 de Fevereiro Elvis se apresenta em Las Vegas.

Do dia 1 ao dia 20 de Março ele se apresenta em várias cidades incluindo o Astrodome em Houston, TX. Neste show, enquanto Elvis cantava "Fever" o Coronel entrou no palco em um burro trazido por Vernon Presley. Quando Elvis iniciou "Let Me Be There" Vernon subiu no burro e os dois saíram do palco. Outros lugares incluíram o Mid-South Coliseum em Memphis, Tennessee onde ele se apresentou várias vezes incluindo o show final da turnê. Esta seria a primeira vez que Elvis se apresentaria em Memphis desde 1961

Do dia 10 ao dia 13 de Maio ele se apresenta em outras cidades na Califórnia.

Do dia 16 ao dia 27 de Maio Elvis se apresenta no Sahara Tahoe Hotel.

Do dia 15 de Junho ao dia 2 de Julho ele se apresenta em diversas cidades incluindo; Salt Lake City, Utah - Philadelphia, Pennsylvania - Louisville, Kentucky - Niagara Falls, NY. 




No dia 16 de Agosto Elvis grava Softly, As I Leave You e The Twelft Of Never nos estúdios da RCA em Hollywood

Do dia 19 de Agosto ao dia 2 de Setembro ele se apresenta em Las Vegas.
Barbra Streisand visita Elvis em seu camarim com a proposta de que Elvis participasse de seu próximo filme "A star is born". Segundo Joe, Elvis estava muito entusiasmado mesmo com os comentários de Jerry Schilling de que Barbara era uma grande estrela e Elvis poderia se prejudicar no filme. O Coronel tinha a mesma idéia que Schilling e garantiu a Elvis que quando ele exigisse "top billing" eles desistiriam. Alguns dias depois, segundo o Coronel, foi exatamente o que aconteceu.O projeto foi esquecido.

Apesar dos problemas de saúde Elvis ainda pratica Karate sempre que pode.




No dia 06 de Setembro Elvis compra um bracelete de diamante e esmeraldas por $10.600,00 dólares de Schwartz & Ableser.

Do dia 27 de setembro ao dia 9 de Outubro ele se apresenta em diversas cidades incluindo, Detroit, Michigan - Indianapolis, Indiana, San Antonio, TX - Baltimore, Maryland.

Do dia 11 ao dia 14 de Outubro ele se apresenta no Sahara Tahoe Hotel


Em Outubro deste ano, pavões em painéis de vidro são adicionados à sala de estar de Graceland, bem como os vitrais ao redor da mansão, na porta da frente e ao redor da mesa de sinuca. O trabalho foi feito pela Laukhuff Stained Glass Company de Memphis e custou $9.345,00 dólares.


No final do ano Elvis se encontra em terrível condição física ficando em Graceland se recuperando. O Coronel cancelou o compromisso de Janeiro do ano seguinte em Vegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário